Avançar para o conteúdo

Práticas Protocolares na Europa

5db206c2634177bf8b278cfca7099bf8

O IIP vai realizar dias 17 e 18 de Maio das 14h00 às 17h30 via plataforma de videoconferência Zoom, uma Master Class sobre Práticas Protocolares na Europa, ministrado pela Mestre Cristina Fernandes.

Mesmo dentro dos limites geográficos da Europa, profissionais de países e, consequentemente, de culturas diferentes não comunicam nem interagem da mesma maneira.

O Protocolo, considerado indispensável em cerimónias e em contextos formais, é frequentemente subestimado noutras circunstâncias, designadamente em encontros de trabalho, refeições e encontros sociais com a presença de participantes estrangeiros. Contudo, o domínio das boas práticas de Protocolo no âmbito Europeu, aplicado profissionalmente, é o primeiro passo para criar um ambiente que venha a favorecer o entendimento e, naturalmente, a negociação. A comunicação com outra cultura exige que aprendamos como comunicar no seu sistema, evitando ferir valores, crenças, hábitos, comportamentos e normas.

Nesta Masterclass, serão apresentadas e discutidas as boas práticas que permitem comunicar eficaz e corretamente, dentro dos padrões protocolares, na presença e com convidados Europeus.

Pedidos de informação e inscrições através do email secretariado@iip.com.pt. As inscrições são limitadas e estão abertas até ao dia 13 de Maio.