IIP – International Institute of Protocol

serviços de formação profissional, coaching e consultoria na área da Comunicação

IIP – International Institute of Protocol

serviços de formação profissional, coaching e consultoria na área da Comunicação

ESPECIALIDADES

Comunicação estratégica

Explorar as diversas dimensões da Comunicação, e enquadrá-las no ambiente estratégico. Estudar e compreender o mix das diversas componentes e a melhor forma de as integrar e controlar: Protocolo, Comunicação Interna, Comunicação externa, Marketing, Relações Públicas e Media; Liderança e Gestão de Equipas.

Marketing estratégico

Explorar o Marketing e as suas componentes de MIX no ambiente estratégico e a importância do seu relacionamento e controlo e as implicações no posicionamento e marca, dentro dos objectivos da empresa / organização.

Relações Públicas

Definição e entendimento da função e da profissão de Relações Públicas, Enquadramento e entendimento da função face às novas tecnologias e aos novos canais de comunicação (New media e Social networks).

Protocolo

Definição dos requisitos, e procedimentos para efeitos de cerimonial. Regras e listas protocolares, governamentais e empresariais, e noções de eventos nacionais e internacionais em ambiente multicultural.

Redes Sociais e novos canais de comunicação

Importância do desenvolvimento tecnológico e das aplicações tecnológicas nos novos canais de comunicação. A importância e relevância das Redes Sociais, e o impacto no posicionamento e definição da marca.

Gestão mediática e prevenção de Crises

Desenvolver e implementar procedimentos de gestão mediática, estabelecimento de redes de confiança e estabelecimento de gabinetes de assessoria mediática, prevenção e gestão de crises.

Treino de ligação aos Media “Media Training”

Treino de equipas, e porta-voz para o desempenho de funções de ligação aos media, gestão e avaliação de casos práticos, e estabelecimento de procedimentos padrão e mensagens chave. Treino e visionamento de entrevistas e preparação e condução de conferências de imprensa; Técnicas apresentação e falar em público.

Diplomacia Pública e suas vertentes

Conceptualização de métodos e conceitos de informação pública através de canais institucionais, correcta definição do público-alvo, parceiros, patrocinadores e accionistas.

 

HABILITAÇÕES FINAIS

Aptos a edificar, planear e implementar planos estratégicos de comunicação, conducentes a uma organização mais eficiente;

Adquirir perícias e conhecimentos que permitam gerir as expectativas junto dos Media e acompanhar o desenvolvimento da percepção na opinião pública, parceiros, patrocinadores e accionistas.

Adquirir perícias e conhecimentos que permitam adaptar, inovar ou estabelecer um gabinete de assessoria de imprensa, com o objectivo de prevenção e gestão de crises, com o conhecimento adequado à “Gestão de risco”, fazendo recurso aos diversos gabinetes de suporte (técnico, prevenção de acidentes, jurídico e outros).

Estabelecer os requisitos tecnológicos e preparar os recursos necessários ao correcto posicionamento e definição de Marca em todas as suas dimensões;

Adequar a estrutura organizacional da empresa, orientada para resultados e cumprindo com as regras e pressupostos dos media, Acesso à informação, e validação da informação; Disponibilidade permanente de um gabinete de assessoria de imprensa e do seu porta-voz em função das necessidades dos media; garantir uma resposta adequada e em tempo; Manter actualizados os contactos e redes de contacto privilegiadas. Gerir os “Timmings”, e as necessidades de cada tipo de media; e Ganhar a confiança e o acesso aos media antes das crises mediáticas.

Aptos a preparar, executar e organizar eventos protocolares, cerimónias oficiais, conferências de imprensa e entrevistas.