IIP – International Institute of Protocol

serviços de formação profissional, coaching e consultoria na área da Comunicação

IIP – International Institute of Protocol

serviços de formação profissional, coaching e consultoria na área da Comunicação

Formadores IIP

cristina

Cristina Marques Fernandes

Profissional de Comunicação, Cerimonial e Protocolo, Secretariado e Organização de Eventos, desenvolve projectos de formação, docência e consultoria em diversas organizações públicas e privadas, em Portugal, Angola e Brasil.
É Doutoranda e Mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, tem duas Pós-Graduações pelo ISLA | Campus Lisboa (em Assessoria Empresarial, e Imagem, Protocolo e Organização de Eventos), uma Especialização pela Escola Internacional de Protocolo de Madrid (em Protocolo e Cerimonial), uma licenciatura pela UAL (em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses) e um Bacharelato pela European Secretarial Academy (em Secretariado), além de formação em Protocolo e Imagem, obtida em Espanha, na Bélgica e no Brasil.
É autora do livro “Manual de Protocolo Empresarial”, editado pela Universidade Católica Editora, em Outubro de 2014.

fernando

Fernando Braz de Oliveira

Comandante da Marinha Portuguesa, presentemente na situação de reserva com o posto de Capitão-de-mar-e-guerra, Fernando Braz de Oliveira é Consultor Sénior na empresa “Fbo-Sharing”, cuja atividade se desenvolve no âmbito da consultoria internacional nas áreas de gestão e planeamento estratégico, relações internacionais, defesa e segurança, gestão de crises e comunicação estratégica.
O Comandante Fernando Braz de Oliveira é licenciado pela Escola Naval em Ciências Militares Navais, e pós doutorado pela Universidade Lusíada, tendo-se especializado em Comunicação Estratégica. Frequentou, ainda, diversos cursos de gestão e planeamento estratégico, gestão de crises, comunicação estratégica e relações públicas, nos EUA, Inglaterra, Bélgica e Alemanha.
Exerce actividade docente nas áreas de comunicação de eventos, comunicação estratégica e gestão de crises, sendo também palestrante convidado em diversos eventos nacionais e internacionais igualmente nas áreas de desenvolvimento sustentado da economia do mar.

isabel

Isabel Amaral

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa (ISCSP).
Docente convidada em diversas universidades em Portugal, Brasil e Espanha.
Presidente da Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo desde 2005.
Investigadora do Instituto do Oriente (ISCSP-Universidade de Lisboa) desde 2013.
Como formadora de protocolo, imagem e comunicação intercultural, assegurou a organização e monitoria de diversos cursos em Portugal, Angola, Cabo Verde, Espanha, Bélgica, Países Baixos e República Popular da China.
Como oradora proferiu conferências e palestras em Portugal, Argentina, Bélgica, Brasil, Espanha, Hungria, Itália e República Popular da China.
Autora dos livros “Imagem e Sucesso” e “Imagem e Internacionalização” (Editorial Verbo). Colaboradora de diversas publicações nacionais e internacionais.

jorge

Jorge Remondes

Especialista em comunicação, marketing e redes sociais.
É autor do livro “Marketing Interno e Comunicação – O impacto da utilização de novas tecnologias nas PME” e co-autor dos livros “Porque é que o Marketing é Sexy e Inteligente?!” e “Estudios de Comunicación y Protocolo”.Doutor em Comunicação pela Universidade de Vigo e MBA em Gestão Comercial e Marketing.
Publicou vários artigos em revistas científicas e técnicas em Portugal e no estrangeiro, assim como na imprensa generalista e especializada.
Foi gestor em Grupos Nacionais e Multinacionais.
É consultor de empresas e formador de quadros empresariais para as áreas de marketing, vendas e redes sociais, tendo totalizado mais de 13000 horas de atividade de formação.
Colaborou com associações empresariais, grupos económicos nacionais, uma câmara de comércio e com várias consultoras.
É regularmente convidado como orador em jornadas, seminários, congressos e aulas abertas.
É docente no Instituto Superior de Entre Douro e Vouga (ISVOUGA) e no ISAG – European Business School, tendo já lecionado nas Universidades Lusíada, Instituto Universitário da Maia ISMAI, Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) e na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF).
Em 2012, passou a integrar como Membro Honorário o Conselho Superior Europeu de Doutores e Doutores Honoris Causa.

margarida

Margarida Araújo

Licenciada em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa, é formadora certificada pelo IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, e ministra acções de formação nas áreas de organização de eventos, comunicação e imagem, formação pedagógica de formadores, entre outros, em Portugal e Angola.
É Professora Assistente na UAL – Universidade Autónoma de Lisboa na cadeira de Protocolo e Relações Internacionais, da Licenciatura de Gestão e Administração Desportiva.
Desde há 20 anos que dedica a sua carreira à área da formação profissional, da educação e da organização de eventos, tendo implementado e organizado inúmeros eventos, planos de formação e seminários em território Nacional e Europeu nomeadamente em Estrasburgo, Bruxelas, Paris, Londres, Luxemburgo, Praga, Florença, Madrid e Haia.
Organizou em Angola, várias conferências internacionais entre as quais se destacam a 1ª Conferencia Internacional sobre Energia e Aguas, a convite de SEXA, o Ministro da Energia e Águas de Angola e em 2014 no 18º Congresso da ASEA – Associação dos Sectores Energéticos de África.
É Vice-Presidente da APOREP – Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo e coordenadora executiva da organização de eventos desta associação, nomeadamente das Jornadas Internacionais de Protocolo (Lisboa), que já vão na 10ª edição, do Fórum Luso-Espanhol de Protocolo (Porto) e do I Encontro de Protocolo Internacional (Coimbra).

nuno

Nuno Ribeiro

Mestrado em Psicopedagogia Perceptiva, é pós-Graduado em Comunicação Publicitária e Marketing Relacional e é licenciado em Gestão de Marketing.
Consultor e Formador em Portugal Continental e Ilhas, Angola e Moçambique nas áreas de Desenvolvimento Pessoal (Inteligência Emocional, Gestão de Conflitos e do Stress, Gestão da Motivação, Liderança, Comunicação Interpessoal, Técnicas de Criatividade, Dinâmica de Grupos), Desenvolvimento Comercial (Técnicas de Venda, Gestão de Clientes, Gestão da Mudança, Gestão de Marketing, Comunicação Publicitária) e Coaching (Executivo, Comercial, Vida) e Avaliação de Desempenho.
Autor de “O Fim da Manipulação Emocional – Introspecção, emoções, tomadas de decisão” e de “Freud explica King – Liderar com inteligência emocional e social”.

paulo

Paulo Nogueira

Licenciado em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, possui experiência na área do jornalismo televisivo e radiofónico.
Iniciou a carreira profissional na Rádio Renascença, em 1984, onde permaneceu 5 anos, chegando à categoria de editor-chefe de Informação Diária.
Em 1987 ingressou na RTP, na redacção do Telejornal. Em 1985 assumiu a apresentação do Jornal das 9, na RTP 2, onde desenvolveu paralelamente diversos trabalhos de reportagem na informação diária. Durante esse período fez, entre outras reportagens, a cobertura de várias viagens ao estrangeiro do Presidente da República e o Primeiro-Ministro, bem como a cobertura da actividade parlamentar na Assembleia da República.
Desde 1992 que integra os quadros da SIC, onde desempenha actualmente funções de Coordenação, Pivot e Repórter, quer na SIC generalista, quer na SIC Notícias.

sandra

Sandra Dias

Licenciada na área da Comunicação e Educação, pela Universidade do Porto, no ano de 2008/2009 frequentou o Curso de Formação Avançada do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação – Tema “Educação, Formação e Trabalho”, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Lisboa.
Formadora certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP/Portugal), especialista na área de Secretariado e Trabalho Administrativo.
Com 15 anos de experiência na área de Assessoria de Direcção, tem desenvolvido a sua actividade enquanto responsável pela formação especializada de profissionais na área administrativa, assumindo simultaneamente funções técnicas num Organismo Público.